Novos Caminhos: tribunal catarinense inicia as solenidades de encerramento das ações de 2024

Você está visualizando atualmente Novos Caminhos: tribunal catarinense  inicia as solenidades de encerramento das ações de 2024
Foto: PNC
Compartilhe

O programa Novos Caminhos deu início às cerimônias que marcam o encerramento das atividades deste ano, com homenagens aos jovens que se destacaram nos cursos, às empresas parceiras, aos que trabalham nos serviços de acolhimento, à equipe técnica e aos interlocutores locais do Tribunal de Justiça. As cerimônias acontecem em todas as regiões do estado.

A primeira foi realizada em Araranguá, na Associação dos Municípios do Extremo Sul de Santa Catarina (AMESC), na quarta-feira (30/10). Estiveram presentes os participantes da região Sul, que abrange as comarcas de Criciúma, Araranguá, Forquilhinha, Içara, Lauro Müller, Meleiro, Santa Rosa do Sul, Sombrio, Turvo e Urussanga.

Depois das homenagens, o compositor Álvaro Fernando proferiu palestra direcionada aos jovens sobre o “poder do protagonismo”. Para o vice-coordenador da Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude (CEIJ), juiz de direito de 2º grau Giancarlo Bremer Nones, “as cerimônias marcam o fim de mais um ciclo e o início de outro, valorizam quem se destacou e reconhecem o trabalho abnegado de todos os envolvidos que, no dia a dia, se dedicam a abrir caminhos de esperança e de dignidade aos jovens”, pontua.

Jovens que, em algum momento, tiveram seus direitos básicos usurpados. O objetivo do programa Novos Caminhos é estimular a cidadania e a autonomia de jovens que vivem nas 233 instituições de acolhimento de Santa Catarina. A eles são oferecidos serviços de educação, saúde e articulação para o mercado de trabalho. O programa foi idealizado pelo Tribunal de Justiça, Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC).

A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, entre elas a desembargadora Janice Goulart Garcia Ubialli, 3ª vice-presidente do TJSC; os juízes Klauss Correa de Souza, da Vara da Infância e Juventude e Anexos da comarca de Criciúma; Manoel Donisete de Souza, da Vara Única da comarca de Turvo; Marciano Donato, da 3ª Vara da comarca de Araranguá; os promotores Rafael Fernandes Medeiros, do Ministério Público de Araranguá; Ana Carolina Schmitt, do Ministério Público de Turvo; e o presidente da OAB de Araranguá, Wolmar Alexandre Antunes Giusti. Também estiveram presentes autoridades representando o SENAC, CIEE/SC, SESI/SENAI/IEL, SESC, FAESC/SENAR e Fundação ESAG.

Parceiros do Novos Caminhos

Atualmente, em Santa Catarina, junto com TJSC, AMC e FIESC, integram o programa a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC); o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC); a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio); a Associação Catarinense de Medicina (ACM); a Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (FESAG); a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) – Administração Regional de Santa Catarina; o Centro de Integração Empresa-Escola do Estado (CIEE/SC); e o Serviço Social do Comércio (SESC/Fecomércio).

Datas das cerimônias

Regional Centro-Oeste

Local: Luzerna

Data: 6/11/2024

Regional Vale do Itajaí

Local: Blumenau

Data: 12/11/2024

Regional Vale do Itapocu

Local: Jaraguá do Sul

Data: 13/11/2024

Regional Planalto Norte

Local: São Bento do Sul

Data: 25/11/2024

Regional Foz do Rio Itajaí

Local: Itajaí

Data: 26/11/2024

Regional Norte-Nordeste

Local: Joinville

Data: 28/11/2024

Regional Alto Uruguai Catarinense

Local: Concórdia

Data: 28/11/2024

Regional Oeste

Local: Chapecó

Data: 28/11/2024

Regional Sudeste

Local: Palhoça

Data: 28/11/2024

Regional Extremo Oeste

Local: São Miguel do Oeste

Data: 29/11/2024

Regional Alto Vale do Itajaí

Local: Rio do Sul

Data: 4/12/2024

Fonte: TJSC

Macrodesafio - Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária

Macrodesafio - Garantia dos direitos fundamentais