Novo presidente do TJES toma posse nesta quinta-feira

Compartilhe

O presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, desembargador Manoel Alves Rabelo, empossa, nesta quinta-feira (15/12) o novo presidente do TJES, desembargador Pedro Valls Feu Rosa. Na mesma sessão solene, que será no Salão Pleno do Tribunal de Justiça, também assumem os cargos da mesa diretora, o novo vice-presidente, desembargador Carlos Roberto Mignone, e o novo corregedor-geral da Justiça, desembargador Carlos Henrique Rios do Amaral.

A sessão solene de posse será no Salão do Tribunal Pleno e terá início às 16h. Antes, às 15h30m, haverá uma solenidade militar, quando o desembargador Pedro Valls Feu Rosa passa em revista a tropa da Polícia Militar, juntamente com o governador Renato Casagrande. O desembargador Samuel Meira Brasil Júnior é quem irá saudar o novo presidente do TJES em nome dos demais integrantes do Poder Judiciário Estadual.

Além do governador Renato Casagrande, já confirmaram presença na solenidade, a procuradora-chefe do Ministério Público Federal no Estado, Nadja Machado Botelho, a presidente do TRT-ES, desembargadora Cláudia Cardoso de Souza, o secretário de Justiça Angelo Roncalli, o presidente da OAB/ES, Homero Mafra, entre outras autoridades.

O futuro presidente do TJES, desembargador Pedro Valls Feu Rosa, é juiz de carreira, que atuou nas Comarcas de Muqui, Barra de São Francisco, Cariacica, Vila Velha e Vitória. Além disso, foi o juiz instalador do Primeiro “Juizado de Pequenas Causas” do Espírito Santo e é idealizador do projeto “Justiça Sobre Rodas e do projeto “Justiça Volante”, projeto inédito, que serviu de modelo para projetos semelhantes, implantados posteriormente em tribunais de todo o país.

Em setembro de 1994, foi promovido a desembargador, tendo sido vice-Presidente do TJES, no biênio 2000/2001. Atualmente, integra a Primeira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça.

O desembargador Pedro Valls Feu Rosa  assume o cargo de presidente do Tribunal de Justiça, depois de ficar dois anos à frente do Tribunal Regional Eleitoral, onde desenvolveu o PRETE, programa de Ética e Transparência Eleitoral, que por meio de diversas ações, busca mobilizar a sociedade civil em torno da fiscalização do processo eleitoral, com o objetivo de coibir práticas antidemocráticas.

O futuro presidente do Tribunal de Justiça é um entusiasta da informática, é programador de computadores e autor de diversos “softwares” dedicados à área jurídica, cedidos gratuitamente a muitos tribunais do Brasil. O desembargador Pedro Feu Rosa é membro da Comissão Nacional de Informatização do Supremo Tribunal Federal. Além disso, já foi convidado para proferir palestras em universidades nos Estados Unidos e no Reino Unido sobre os temas “The Eletronic Judge”, uma família de “softwares” de sua autoria,  e “Judiciário e Inteligência Artificial”.

O desembargador Carlos Roberto Mignone, novo vice-presidente do TJES, iniciou sua carreira na magistratura estadual em 1974. Atuou nas comarcas de Mucurici, Muqui, Ecoporanga, Afonso Cláudio, Itapemirim, Cachoeiro de Itapemirim e Vitória. Foi promovido, por merecimento, ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça Estadual, em 2004, onde atualmente integra a 4ª Câmara Cível.

O novo corregedor-geral da Justiça, desembargador Carlos Henrique Rios do Amaral foi nomeado juiz substituto em junho de 1977, exercendo suas funções na Comarca de Linhares. Em dezembro do mesmo ano, foi promovido a juiz titular, tendo atuado também nas comarcas de Itaguaçu, Itarana, Ecoporanga, Linhares e Serra e Vitória. No ano de 1993, foi promovido para Entrância Especial, sendo primeiramente titular na 2ª Vara Cível de Vitória e, posteriormente, na 9ª Vara Criminal, onde atuou até ser promovido a desembargador do TJES, em 2003. Foi Presidente do Colégio Recursal – Juizados Especiais, no período de outubro de 2000 a outubro de 2002. Atualmente integra a 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça.

Fonte: TJES