Uma nova ferramenta eletrônica que possibilita a monitoração visual de todos os links estabelecidos entre o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) e as unidades judiciárias do estado encontra-se na Diretoria Adjunta de Tecnologia da Informação (Diati). A ferramenta possibilita acesso ao Sistema de Automação da Justiça (SAJ) e ao Processo Judicial Digital (Projudi), idealizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O novo programa identifica, em tempo real, a existência de problemas técnicos em qualquer um dos 82 pontos monitorados em todo o Estado.
De acordo com a gestora do contrato entre o TJAL e a Embratel, empresa que fornece o serviço, Bartira Montenegro, a ferramenta interliga toda a rede de dados estadual e proporciona uma maior agilidade na resolução de possíveis falhas. “Este servidor permite à equipe da Diati identificar se a comunicação entre o TJAL e as comarcas está funcionando corretamente ou se há algum problema no processo de transmissão de dados”, explicou.
A ferramenta funciona dentro de um software de gerenciamento de rede livre e permite que a qualidade do link seja visualizada através da observação do mapa de Alagoas em um monitor de TV. Ao ser detectado qualquer problema, o ponto que representa uma determinada localidade fica amarelo ou vermelho. As demais localidades, que não apresentam falhas, permanecem com os pontos verdes.
Segundo o analista de sistemas da Diati Fagner Barbosa, a ferramenta também emite avisos sonoros quando há uma queda ou recuperação de um link. “Com o auxílio dessa ferramenta, podemos detectar todas as oscilações, inclusive os horários de pico ou de sobrecarga. Assim, identificamos certos danos e acionamos a equipe de rede da empresa para solucioná-los o mais rápido possível”, finalizou.
Fonte: TJAL