Nossa Senhora da Guia recebe mutirão da Justiça Comunitária em agosto

Você está visualizando atualmente Nossa Senhora da Guia recebe mutirão da Justiça Comunitária em agosto
Compartilhe

Atendimento odontológico e jurídico, emissão de cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e vacinação foram alguns dos serviços encontrados pela população do Distrito de Nossa Senhora da Guia (MT) em mais uma edição do Mutirão 2015 da Justiça Comunitária do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), realizado no dia 15 de agosto. Coordenada pelo juiz José Antonio Bezerra Filho, a iniciativa contabilizou, no total, 5.103 atendimentos.

Com o objetivo de levar cidadania à população por meio de orientações jurídicas e serviços de saúde e educação, prestados pela Justiça Comunitária e parceiros, a ação foi realizada na Escola Municipal Professor Filogônio Correa, e reuniu mais de cinco mil pessoas dos distritos da Guia, Aguaçu e Baus, além do município de Acorizal.

Presente ao mutirão, a vice-presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargadora Clarice Claudino da Silva, destaca a receptividade da comunidade em torno dos projetos sociais e o aumento das parcerias firmadas em prol dos mutirões, que contribui para levar mais serviços para as comunidades.

Cerca de 200 pessoas entre agentes voluntários, servidores e populares trabalharam no mutirão. No local, a comunidade teve acesso a diversos serviços de 54 parceiros que estiveram no local, como corte de cabelo, emissão de documentos, orientações jurídicas e encaminhamentos, além de serviços de saúde, como dentistas e médicos.

Parcerias – Na ação realizada no Distrito da Guia, foram parceiros da Justiça Comunitária a Defensoria Pública, o Ministério Público, a Secretaria de Estado de Segurança Pública, as polícias Militar (Rede Cidadã) e Civil (registro de Boletim de Ocorrência e Delegacia Móvel), a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, a Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá, a Secretaria Estadual de Educação, igrejas, Hospital do Câncer, o Conselho Tutelar, a Prefeitura de Acorizal, o Cras, diversas universidades e programas do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, como o Bem Viver, a Ouvidoria, o Juvam, a Ampara, Cemulher, Ceja, Núcleo de Solução de Conflitos e outros.

Além dos mutirões, o programa Justiça Comunitária promove ações em praças públicas, uma vez ao mês, com a entrega de panfletos, atendimentos e orientações sobre questões jurídicas, e realiza palestras informativas sobre drogas, prostituição infantil, violência, entre outros temas. Outra vertente do programa são os atendimentos semanais que ocorrem regularmente aos sábados nos postos da Justiça Comunitária nos bairros.

Fonte: TJMT