Mariana Panpry Krahô tem 18 anos e mora na Aldeia Morro do Boi, próximo à Aldeia Mangabeira, no município de Itacajá. A indígena procurou o Programa de Inclusão Sociopolítica do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) nesta terça-feira, 21, para emitir sua carteira de identidade e o primeiro título de eleitor.
A jovem já saiu com os documentos nas mãos e destacou que a ação do TRE-TO permite maior acessibilidade e também inclusão, sendo possível ter acesso rápido aos serviços oferecidos. “Eu não tive como tirar esses documentos antes porque moro longe da cidade e a dificuldade é muito grande para ir até a sede do município”, explicou Mariana.
Mariana relata que o transporte até a cidade é o principal problema. “Se eu tivesse tido acesso mais fácil já teria feito o título eleitoral antes. Como não tive, não pude votar na eleição para presidente”, lamentou.
Cidadania
Quem também aproveitou o Programa de Inclusão Sociopolítica do TRE-TO foi o casal Beatriz Krahô e Marcos Xápey Krahô. Eles moram na Aldeia Barra, distante 25 quilômetros do local onde acontece a ação.
Marcos chegou para receber o atendimento no meio da tarde. O índigena relatou que aproveitou a oportunidade para fazer a certidão de nascimento e carteira de identidade do filho Kauê, de apenas 7 meses de idade. Ainda na oportunidade também atualizou seu documento de identidade e fez o alistamento eleitoral, ou seja, a emissão do primeiro título de eleitor. “Aproveitei a oportunidade para fazer todos os documentos necessários. Se não fizesse hoje ficaria difícil para ir até a cidade. Esta ação facilitou muito nossa vida”, disse Marcos.
A Justiça Eleitoral estará oferecendo serviços como o alistamento (1º título), atualização de cadastro e transferência de local de votação. As carteiras de identidade são emitidas pelo Instituto de Identificação da Secretaria de Segurança Pública (SSP-TO) e a emissão e revisão de certidões de nascimento pelo Cartório de Registro Civil.
Fonte: TRE-GO.