A desembargadora Anildes Cruz, corregedora-geral da Justiça, entregou na manhã do dia 17 de fevereiro, em sessão plenária realizada no Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), o Plano de Gestão 2016-2017 da Corregedoria-Geral de Justiça ao presidente TJ, desembargador Cleones Cunha. O plano alinha as ações da Corregedoria às metas estratégicas do tribunal e aos macrodesafios do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
A corregedora Anildes Cruz afirmou que pretende executar todo o planejamento, fruto de um trabalho conjunto da equipe de juízes auxiliares da CGJ por meio de reuniões e debates promovidos desde o início da gestão. “Aprimorar a Justiça de 1º grau e fortalecer as ações positivas em prol de um Judiciário mais célere e eficaz está entre nossas metas”, afirmou.
A missão principal do Plano de Gestão é garantir à sociedade o amplo acesso à Justiça, aperfeiçoando a prestação jurisdicional mediante orientação e supervisão dos serviços judiciais e extrajudiciais, segundo o juiz Gladiston Cutrim, coordenador de Planejamento Estratégico da CGJ-MA. “O modelo de gestão compartilhada adotado pela corregedora-geral favorece os objetivos traçados para a elaboração do Plano de Gestão”, concluiu o magistrado.
Projetos – A Corregedoria estabelece ações específicas com o intuito de aprimorar os serviços internos e externos do Judiciário de 1º grau. Já regulamentou a indicação de interinos para as serventias extrajudiciais e criou o Núcleo Avançado Extrajudicial (NAE). A implantação de correições eletrônicas e a criação do aplicativo da CCJ-MA para celular são outras ações previstas.
Fonte: CGJ-MA