NAT-Jus de São Paulo emite mais pareceres no 1º trimestre que no ano de 2020

Você está visualizando atualmente NAT-Jus de São Paulo emite mais pareceres no 1º trimestre que no ano de 2020
Arte: TJSP
Compartilhe

O Núcleo de Apoio Técnico do Poder Judiciário (NAT-Jus), criado para auxiliar magistrados e magistradas em processos que envolvam a área da saúde, tem apresentado atuação cada vez mais abrangente e o número de atendimentos vem crescendo no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP). Só no primeiro trimestre de 2021 foram recebidas 326 solicitações de respostas e notas técnicas. Esse montante já ultrapassou o total registrado no ano passado inteiro: 325.

As respostas às consultas são enviadas em até 72 horas do recebimento pela entidade parceira e em sete dias úteis em casos de notas técnicas. No trimestre, questões relacionadas a medicamentos continuaram sendo a maioria entre as solicitações, correspondendo a 75% do total, sendo 90% relativas a medicamentos não-oncológicos. Em seguida, vêm dúvidas sobre tratamento por equipe multidisciplinar (8%) e materiais e insumos (6%). Outras questões envolvendo cirurgias, procedimentos, dieta, exames e home care também figuraram nas estatísticas, em número menor.

O serviço público de saúde continua figurando como réu na maioria das demandas, sendo o governo estadual o mais recorrente, com 34% das solicitações, seguido das prefeituras, com 29%. Ainda segundo as estatísticas, o primeiro grau foi o que mais demandou, somando 90% dos pedidos.

NAT-Jus

O NAT-Jus/SP é um setor isento e especializado para ajudar na tomada de decisões e diante da natureza especialíssima dos processos que envolvem saúde. Ao receber uma ação que envolva questões de saúde, o juiz pode encaminhar uma solicitação de nota ou resposta técnica por e-mail. Na página do NAT-Jus constam todas as orientações.

As notas e respostas técnicas são elaboradas por equipe composta por servidores da área da Saúde, com apoio das instituições conveniadas: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen); Hospital E. Jesus Zerbini; Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (Unesp); Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP); e Faculdade de Odontologia da USP.

Fonte: TJSP