Com enfoque voltado ao trauma e à resiliência, o Núcleo de Justiça Restaurativa de 2º Grau (NJR2) do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), por meio da Universidade Corporativa (Unicorp), finalizou as aulas do curso Aprofundamento em Círculos Restaurativos. A capacitação, ocorrida na Comarca de Ilhéus, distante 311 quilômetros da capital baiana, ocorreu na última semana e foi conduzida pela juíza Sandra Magali Brito.
A ação contou com o apoio do presidente do TJBA, desembargador Nilson Soares Castelo Branco, e da desembargadora Joanice Maria Guimarães de Jesus, presidente do Núcleo de Justiça Restaurativa de 2º Grau.
O curso, que teve como participantes servidores do TJBA e técnicos da rede de proteção à criança e ao adolescente do município, objetivou preparar o participante para compreensão acerca do trauma e seus impactos na vida pessoal e profissional do sujeito, bem como desenvolver mecanismos capazes de articular esse conhecimento às relações e práticas restaurativas, especialmente no atendimento às vítimas.
Situações que causam trauma; transtorno de estresse pós-traumático e resiliência estiveram entre os pontos abordados. Aulas teóricas, dinâmicas, atividades em grupo e vivências em círculo integraram a programação.
“O conhecimento aprendido auxilia os participantes, entre outros, no atendimento às vítimas em vários contextos, inclusive, nas varas onde atuam”, explica a docente e juíza Sandra Magali Brito Silva Mendonça. Ao todo, 16 alunos participaram da formação que aconteceu no Salão de Reuniões do Fórum de Ilhéus.
A Unicorp tem como missão assegurar a educação corporativa e a gestão do conhecimento, favorecendo uma cultura de aprendizagem organizacional que resulte no pleno acesso à justiça, sempre fomentada pela Presidência do TJBA, na pessoa do Desembargador Nilson Soares Castelo Branco, que orienta uma formação plural, transversal e democrática. Atualmente, o Desembargador Mário Albiani Júnior desempenha a função de Diretor-Geral da Unicorp; o Desembargador José Aras atua como Vice-Diretor; o Juiz Paulo Roberto Santos de Oliveira como Coordenador-Geral; e o Servidor Marcus Vinícius Fernandes como Secretário-Geral.
Fonte: TJBA