Mutirões alcançam índice de 64,58% em acordos no Judiciário cearense

Você está visualizando atualmente Mutirões alcançam índice de 64,58% em acordos no Judiciário cearense
Compartilhe

Perto de dois em cada três dos casos tratados em mutirões de conciliação chegaram em acordo no Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), entre 29 de setembro a 20 de outubro. No período, o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) da corte promoveu três mutirões, que envolveram processos dos planos de saúde Hapvida e Unimed, além da operadora de telefonia TIM.

Das 126 audiências agendadas, foram realizadas 48, que resultaram em 31 acordos, com o percentual de 64,58% dos casos solucionados. Foram efetivadas 21 audiências da TIM (com 13 acordos); 20 da Hapvida (15 acordos); e 7 da Unimed (3 acordos). As soluções consensuais têm força de decisão judicial, pois já foram ou serão homologadas pelos respectivos juízes responsáveis pelas ações. Quando as partes não chegam a um consenso, os autos voltam à tramitação normal.

Os mutirões da Unimed e da Hapvida, com feitos em tramitação no 2º Grau de Jurisdição, foram realizados na Central de Conciliação do tribunal. Já o da TIM, com ações das Varas Cíveis, Juizados Especiais e Turmas Recursais, ocorreu no Fórum das Turmas Recursais Professor Dolor Barreira. Além dos mutirões, o Nupemec também realizou audiências regulares a partir de solicitações individuais. Foram registrados, nos meses de abril a setembro deste ano, o agendamento de 244 audiências. Desse total, 71 audiências foram efetivadas, com a celebração de oito acordos.

Fonte: TJCE