Mutirão no TJBA contou com adesão total das empresas demandadas

Compartilhe

O mutirão realizado no Núcleo de Assistência Judiciária (NAJ), localizado no Shopping Baixa dos Sapateiros, envolvendo 952 processos da 1ª e 2ª Varas de Defesa do Consumidor e do Juizado Especial de Defesa do Consumidor que funciona no local, contou com adesão total das empresas demandadas. "Todas elas enviaram representantes com o espírito da conciliação, dispostas a entrar em acordo com os clientes", salientou a coordenadora do NAJ, Haline Magalhães.

"Testemunhei vários advogados fazendo acordo até por telefone nos casos em que a outra parte não compareceu à audiência. Vi, também, muitos deles ligando para as empresas que representam em busca de autorização para oferecer melhores condições de negociação aos clientes", ressaltou.

NO JUIZADO DE BROTAS

O Juizado Especial Cível de Brotas atendeu à demanda dos consumidores e grande parte de empresas financeiras e de cartão de crédito, a exemplo do Unibanco, Fininvest e Hipercard. Hoje (8/12) até as 16 horas foram realizadas 140 audiências, com 64 conciliações. De acordo com a coordenadora do período da tarde, juíza Pilar Célia Tobio de Claro, “as pessoas estão com vontade de conciliar, tanto os prestadores de serviço quanto os consumidores”.

ENCERRAMENTO

Os trabalhos do Dia Nacional da Conciliação em Salvador foram encerrados às 17 horas (hora local), sem nenhum incidente. A ministra Nancy Andrighi, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), se disse impressionada com a organização. De acordo com os dados estatísticos disponíveis, até as 16 horas atingiu-se 50% das mais de 4 mil audiências marcadas.

O feriado e a festa de Nossa Senhora da Conceição, uma das maiores do estado, que acontece no Centro de Salvador, reduziram a freqüência no Fórum Ruy Barbosa, também localizado no Centro, onde das 11 mil pessoas esperadas passaram cerca de 7 a 8 mil. Em todas as unidades envolvidas nos mutirões de conciliação eram esperadas 20 mil pessoas, número que deve ficar em torno de 15 mil.