Resultados do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJPI) foram divulgados em evento comemorativo ao trabalho realizado nas Turmas Recursais dos Juizados Especiais (Cíveis, Criminais e da Fazenda Pública) do estado. A solenidade, na quinta-feira (17/12), aconteceu antes da sessão plenária e homenageou magistrados e servidores que atuaram no mutirão realizado pelas Turmas Recursais.
O presidente do TJPI, desembargador Raimundo Eufrásio, destacou em discurso a importância do esforço concentrado para elevar os índices do Judiciário do Piauí junto ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “O trabalho teve início com um pedido da ministra Nancy Andrighi, corregedora do CNJ que nos informou da importância de fazermos mutirões nas Turmas Recursais”, afirmou.
“Na época, tínhamos 11 mil processos tramitando nas Turmas Recursais, o que nos dava um grande desafio. Organizamos as Turmas, cedemos servidores, aprovamos a Resolução 21 de 20 de agosto de 2015, dando poderes à Presidência para que acompanhasse os trabalhos e assim fizemos. Foram três meses de uma dedicação total dos 13 juízes, 26 assessores, 16 servidores e 10 estagiários”, detalhou.
Ao todo, foram 27 sessões de julgamento, com 6.271 processos apreciados. “Seleção de juízes leigos e conciliadores, adequação da Turmas Recursais, os resultados brilhantes alcançados com o II Fórum de Juizados Especiais do Piauí, entre outras ações, foram fundamentais para este êxito”, completou.
Fonte: TJPI