Um mutirão carcerário na Cadeia Pública de Boa Vista, Roraima (RR) foi realizado na ultima sexta-feira (16-10). Ao todo foram vistos 56 processos e realizadas 42 audiências ao longo do dia. As audiências não estavam em pauta e foram designadas no sistema de mutirão. O principal objetivo da ação foi de rever a conduta carcerária dos reeducandos condenados, permitindo ou não a concessão de benefícios para aqueles que se enquadravam nos requisitos de cumprimento de pena e conduta.
O Tribunal de Justiça de Roraima, em parceria com o Ministério Público e Defensoria Pública do Estado montaram duas equipes que realizaram os atendimentos nas unidades móveis da Justiça Itinerante. Foram disponibilizados dois ônibus da Justiça Móvel, posicionados dentro da Cadeia Publica de Boa Vista. Das 42 audiências realizadas, 21 tiveram o pedido de homologação deferido e os reeducandos tiveram o pedido de conduta reclassificado de má para boa. 16 tiveram a conduta mantida. Foi deferido ainda um pedido de progressão de regime, que passou de semi-aberto para aberto e em três processos foram determinadas novas diligências.
O Presidente do Tribunal de Justiça de Roraima Des. Almiro Padilha, parabenizou a ação: “Este é o exercício da cidadania, posto que muitas vezes o preso é colocado à margem sociedade”.
Fonte: TJ RR