A equipe da 146ª Zona Eleitoral de Londrina atendeu 634 eleitoras e eleitores indígenas do município de Tamarana, no norte do Paraná. Como parte do “Programa Cidadania Plena – Todo Voto Importa”, a ação foi promovida nos dias 23 e 24 de abril, no Colégio Estadual Indígena Benedito Rokag, da Terra Indígena Apucarana.
Os serviços mais procurados pelo eleitorado foram emissão da primeira via do Título Eleitoral (com 182 atendimentos), revisão (323) e transferência (129). Além da equipe do TRE-PR, esteve presente a desembargadora do Tribunal de Justiça Joeci Machado Camargo, o chefe da Coordenação Técnica Local de Londrina CR-GPV/Funai, Marcos Cezar da Silva Cavalheiro e a indigenista da Funai Brenda Capelari.
A juíza da 146ª ZE, doutora Claudia Catafesta, explica que a ação permitiu o cadastramento e o recadastramento das cidadãs e dos cidadãos interessados. “Um dos relatos da equipe de atendimento é que pessoas idosas que até hoje nunca tinham tido Título Eleitoral puderam fazê-lo e exercerão o seu direito ao voto pela primeira vez”, relata.
O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), por meio do programa Cidadania Plena, leva serviços prestados pela Justiça Eleitoral às pessoas que estão distantes do Cartório responsável por sua Zona Eleitoral. Além disso, busca instalar Seções Eleitorais em comunidades de povos originários para facilitar o acesso ao voto.
“Por solicitação das lideranças indígenas daquela localidade, foi autorizada a abertura de Seções no colégio que existe dentro da aldeia da Terra Indígena Apucarana”, afirma a doutora Claudia. Segundo ela, a iniciativa só foi possível devido à parceria com a Funai e ao diálogo com a população que reside no local.
Atendimentos no Salão Paroquia
Nos dias 25, 26 e 27, a 146ª ZE também realizou um mutirão voltado à população de Tamarana no Salão Paroquial, localizado nos fundos da Igreja Matriz – Paróquia São Roque. Por meio do programa “Justiça no Bairro”, promovido em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), foram atendidos 847 eleitoras e eleitores.
Equipe de atendimento
Sob a supervisão da juíza da 146ª Zona Eleitoral e do chefe do Cartório, Daniel Sanches Ognibene, a equipe de atendimento foi composta pela coordenadora de Planejamento e Logística de Eleições, Edna Sumie Yoshizawa; pelo chefe da Seção de Planejamento e Logística de Eleições, Claudemir Pereira de Carvalho; pelas servidoras da 146ª ZE Jacqueline Piton Volpi e Luciana Maria Fetter; pela servidora da Central de Atendimento de Londrina Marta Aparecida Faedo; pelo servidor requisitado Marcelo Vertuan Manganaro; e pelos terceirizados do TRE-PR Andrey Falcão Gazabin, Aquemy de Jesus dos Santos, Lucas Vinicius Lenci, Lucas Vinycius Ribeiro Faot, Mariana Pereira Takata, Renata de Lima dos Santos e Wellington Nalin da Silva.
Final de prazo
O eleitorado tem até o dia 8 de maio para tirar, transferir ou regularizar o Título de Eleitor, se quiser votar nas Eleições Municipais de 2024. Depois dessa data, o cadastro eleitoral estará fechado, para preparação da logística de votação do pleito.
Desde o dia 8 de abril, os serviços on-line estão suspensos para eleitoras e eleitores sem biometria, ou seja, para essas pessoas o atendimento ocorrerá exclusivamente de forma presencial. Quem está com as digitais e a foto cadastradas pode continuar utilizando o Autoatendimento Eleitoral até o fechamento do cadastro.