Entre os dias nove e 15 de fevereiro, será realizado em Benjamin Constant, no Alto Solimões, o Mutirão da Cidadania “Justiça e assistência social ao alcance de todos”. Cerca de 50 pessoas irão atuar na semana, com a expectativa de atender de 15 mil a 20 mil moradores da zona rural.Durante a atividade, dois juízes atenderão a população no Juizado Especial Itinerante para fazer registros de nascimento, casamento, separação judicial, divórcio e título de eleitor.
A meta é acabar com o sub-registro em Benjamin Constant, cuja comarca alcançou 781 registros de nascimento na campanha promovida em 2008. Para isto, a organização também contará com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) na região Norte.
A população também poderá solicitar a emissão de documentos como carteira de identidade, CPF e carteira de trabalho, participar de palestras na área da saúde e sobre direitos da criança e do adolescente, entre outros temas.O mutirão é resultado de uma parceira entre a Prefeitura de Benjamin Constant, Universidade Federal do Amazonas, Instituto Nacional do Seguro Social (INSSS), Conselho Tutelar e Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, ONGs e empresas da cidade.
Fonte: Assessoria de Comunicação TJAM