Começou na tarde de segunda-feira (12/11) o mutirão de audiências de conciliação de ações previdenciárias da Semana Nacional da Conciliação no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF 4). Até a próxima quarta-feira (14/11), 26 audiências deverão ser realizadas, buscando conciliar processos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que tramitam em grau de recurso no tribunal.
“Nós temos o pensamento de que todo dia é dia para conciliar. Por isso, hoje estamos arregaçando as mangas, dando continuidade ao nosso trabalho de conciliação aqui no tribunal e contribuindo da maneira que podemos com a Semana Nacional da Conciliação”. A declaração do desembargador federal Paulo Afonso Brum Vaz, coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos/Sistema de Conciliação (SISTCON), resume a motivação para a promoção do mutirão. Ele também destaca que “buscar a conciliação é a lógica que os magistrados da Justiça Federal da 4ª Região têm adotado”.
O servidor do SISTCON Carlos Alberto Nicolas Audy atuou como conciliador nas audiências. Além dele, o procurador do INSS Sérgio Augusto da Rosa Montardo, que atua no Gabinete de Conciliação do INSS junto ao TRF4, foi responsável pela seleção dos processos e a preparação das propostas.
Para o industriário aposentado Hélio Augusto de Souza, que conseguiu realizar o acordo com o INSS, a iniciativa do tribunal é positiva. “É bom ver que a Justiça está disponibilizando uma oportunidade para que possamos resolver de maneira rápida e simples as nossas ações”, ressaltou. O processo dele foi apenas um dos nove que tiveram as suas audiências durante a tarde de hoje.
Os trabalhos de hoje se encerraram com 100% de acordo nas oito audiências realizadas. O valor total negociado nos acordos foi de R$ 392,6 mil.
Do TRF4