Museu da Justiça apoia iniciativa que persegue “Sociedade Lixo Zero”

Você está visualizando atualmente Museu da Justiça apoia iniciativa que persegue “Sociedade Lixo Zero”
Compartilhe

O Museu da Justiça do Rio de Janeiro vai participar da Semana do Lixo Zero, de 21 a 30 de outubro. O órgão irá oferecer seu espaço histórico para os que lutam pela melhoria das condições de vida da população e contra a degradação do meio ambiente. Uma das iniciativas preparatórias do evento ocorreu na última quarta-feira (28/9), quando o museu recebeu o Fórum Municipal Lixo Zero 2016.

Foi apresentado panorama das ações que visam uma “Sociedade Lixo Zero”. As propostas foram a articulação, divulgação e promoção de encontro entre participantes e incentivadores da coleta seletiva, reciclagem, reuso, hortas urbanas, economia circular, cooperativas e demais setores envolvidos na redução dos resíduos que hoje envenenam o planeta.

Na abertura do fórum, o presidente do Instituto Lixo Zero Brasil, Rodrigo Sabatini, proferiu palestra, seguida de exposições de representantes de organizações sociais, pesquisadores e ativistas do desenvolvimento sustentável, ao longo das quase 10 horas de programação. O evento foi uma preparação para a Semana do Lixo Zero, definida como uma plataforma mobilizadora para trazer soluções para que a meta Lixo Zero seja alcançada no Brasil.

Conscientização – O objetivo é a mobilização do maior número possível de organizações e pessoas para uma ação de conscientização da comunidade. No ano passado, aconteceram no Brasil cerca de 900 ações e eventos e, pela primeira vez, a semana aconteceu no Rio de Janeiro com mais de 30 atividades.

O Museu da Justiça, que apoia a iniciativa, fica aberto de segunda a sexta feira, das 10h às 18h e aos sábados, das 13h às 17h. As visitas guiadas podem ser agendadas no Serviço de Acervo Museológico e Iconográfico (Seami) por telefone ou e-mail. O Museu da Justiça é uma unidade da Diretoria-Geral de Comunicação e de Difusão do Conhecimento (DGCOM), do tribunal.

Fonte: TJRJ