Jaciara sedia projeto que busca integrar unidades da Justiça do Trabalho

Você está visualizando atualmente Jaciara sedia projeto que busca integrar unidades da Justiça do Trabalho
Compartilhe

O Município de Jaciara (MT), localizado a 144km de Cuiabá, sediou na última sexta-feira e no sábado, dias 5 e 6 de setembro, a segunda etapa da série de Encontros Regionais de Integração da Justiça do Trabalho mato-grossense, organizados pelo Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT-MT), em parceria com a Escola Judicial do tribunal. O evento ocorreu no Balneário Thermas Cachoeira da Fumaça, distante 8km do centro do município.

Denominado como o Encontro do Vale do São Lourenço, nome dado em decorrência do rio que corta a região, a segunda etapa do projeto que busca promover a integração entre as unidades da Justiça do Trabalho no estado reuniu as equipes das varas de Alto Araguaia, Primavera do Leste, Rondonópolis e Jaciara, anfitriã do evento e responsável por sua organização.

“O formato foi muito interessante porque agregou um aspecto descontraído ao mesmo tempo em que propiciou apreendermos novas práticas, as quais iremos levar para nossas unidades”, afirmou o servidor Hebert de Souza, da 1ª Vara de Rondonópolis. “O formato foi algo que superou as minhas expectativas”, acrescentou, por sua vez, a servidora Luciana Braga, lotada na 2ª Vara de Rondonópolis.

A integração propiciada entre as equipes foi um dos aspectos mais destacado nas avaliações dos participantes. “Muitas vezes, nós nos falamos por telefone, falamos por e-mail, mas não temos esse contato físico. Então, valeu muito a integração”, destacou o servidor Ronaldo Gomes, da Vara de Jaciara. Avaliação semelhante fez o juiz Marcus Vinícius, atualmente lotado na mesma unidade que Ronaldo. “O que mais gostei foi a dinâmica, que possibilitou a integração do servidor com os seus familiares, bem como a possibilidade de divisão em grupos, que fez entrelaçar de forma mais rápida os servidores”, disse.

O magistrado também elogiou o fato de o evento possibilitar aos servidores falar sobre o que eles realmente necessitam, o que imaginam e pensam, dando ideias para melhoria das gestões das varas e do tribunal.

Conforme explicou a vice-presidente Beatriz Theodoro, a importância dos encontros está ligada diretamente à preocupação com a troca de conhecimentos e com a integração dos servidores e magistrados. “Os encontros buscam mostrar que podemos trabalhar em uma instituição como sendo uma extensão da nossa família”, disse. Ela ainda afirmou que se surpreendeu muito com a alegria e espontaneidade de todos os os participantes.

Integração – Os Encontros Regionais de Integração tem como objetivo propiciar a troca de experiência e de boas práticas, além de ampliar os debates para a aplicação dos conhecimentos de administração à realidade das varas, em conformidade com os objetivos estratégicos definidos no Plano de Gestão 2014/2020 do TRT de Mato Grosso.

A ideia dos encontros surgiu do projeto TRT em Movimento, desenvolvido pelo tribunal no primeiro semestre do ano. Por meio dele, constatou-se o desejo de servidores e magistrados de terem outras oportunidades de capacitação e de formação que promovam não apenas o conhecimento técnico, mas também o desenvolvimento de competências humanas, como relacionamento, convivência e interação.

Além de Barra do Garças e Jaciara, que já sediaram suas etapas, está previsto ainda outras três edições regionais, a serem realizadas em Cáceres, Sinop e Tangará da Serra, e uma estadual, que ocorrerá em Cuiabá, com a presença de todos os participantes dos encontros.

Fonte: TRT-MT