Movimento pela Conciliação inicia com bons índices de acordo na Justiça Estadual do Tocantins

Compartilhe

 

Das 48 audiências designadas para o primeiro dia do Movimento pela Conciliação em Palmas, no Juizado Especial Cível e Criminal de Taquaralto, oito foram resolvidas através de acordos amigáveis. Segundo o juiz Rubem Ribeiro, coordenador do Movimento em Palmas, com a mobilização pela conciliação os acordos tendem a ser mais frutíferos. "As audiências em que não acontecem os acordos é porque a parte não comparece, muitas vezes porque não conseguiu ser intimada pelo oficial de justiça", falou.

Ainda segundo o juiz Rubem Ribeiro, o que pode ser percebido é que ambas as partes estão empenhadas em resolver os problemas através da conciliação, diminuindo o tempo do processo e resolvendo o litígio de forma rápida.

O representante da Loja Economia, Gustavo Vieira Formiga, estava satisfeito com o resultado do primeiro dia. "Todas as audiências que fizemos hoje resultou em acordo entre as partes, resolvendo o problema de forma mais rápida, o movimento pela conciliação acelera todo um processo que demoraria muito tempo pra ser solucionado", afirmou.

Os dados parciais do primeiro dia foram satisfatórios. Em Araguaína, nas Varas de Família, foram realizadas ao total 33 audiências com acordos em 27 delas, ou seja, teve 82% de conciliação através de soluções amigáveis. Já na 1ª Vara de Família de Palmas foram resolvidos todos os conflitos nas audiências que puderam ser realizadas. E no Juizado Especial Cível e Criminal da Região Sul de Palmas, foram feitos 02 acordos nas 11 audiências designadas.

(Fonte: Assessoria de Comunicação do Tribunal de Justiça do Tocantins)