Modernização do Judiciário é prioridade da atual gestão do TJBA

Compartilhe

No primeiro ano da gestão do desembargador Mario Alberto Hirs, presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA), a modernização dos processos, cartórios e serviços foi a prioridade do Poder Judiciário baiano. Em plena era da informação, na qual todas as esferas da sociedade estão em constante mudança, rumo à digitalização, o TJBA tem implementado e aprimorado seus sistemas informatizados para se adequar aos novos paradigmas e dar maior celeridade à prestação jurisdicional.

A implantação do Sistema de Automação da Justiça (SAJ) foi expandida na capital e nas comarcas do interior. Só na Comarca de Salvador, 55 novas unidades judiciais receberam o sistema de processo digital, além dos gabinetes dos desembargadores, secretarias de câmaras, Conselho da Magistratura e Tribunal Pleno. No interior, 11 comarcas já funcionam com o sistema de processo eletrônico.

No SAJ, os processos são ajuizados e movimentados eletronicamente, aumentando a produtividade em até 70%, extinguindo o procedimento de carga e a diminuição de gastos com insumos de um processo físico, dentre outras vantagens.

Além das movimentações processuais mais céleres, o SAJ também conta com uma ferramenta que agiliza as sessões de julgamento: o voto provisório. Os desembargadores que compõem as turmas julgadoras antecipam o voto proferido, disponibilizando-o para os outros membros do órgão internamente. Nas sessões de julgamento, faz-se apenas a leitura das decisões. Depois de proclamado o resultado na sessão, o voto fica disponível para as partes envolvidas no processo e para os advogados, que ganham em praticidade e celeridade.

TJBA Mobile – Neste ano, o Tribunal de Justiça da Bahia lançou o TJBA Mobile, aplicativo oficial para os dispositivos móveis tais quais smartphones e tablets. A ferramenta permite que os usuários façam consultas de processos nos sistemas do Judiciário, tais quais o Sistema de Automação da Justiça (SAJ), Sistema de Acompanhamento Integrado de Processos Judiciais (SAIPRO) e Processo Judicial digital (Projudi).

Fonte: TJBA