Quarta, 05 de Novembro de 2008 | |
O presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Gilmar Mendes, fará a abertura do Encontro Regional do Judiciário nesta quinta-feira (06/11) em São Paulo. O Encontro, que se realiza na sede do Tribunal de Justiça de São Paulo, vai reunir lideranças dos magistrados paulistas para debater formas de modernizar a Justiça. A reunião faz parte do movimento desencadeado pelo CNJ para promover a integração do Judiciário, iniciado com o Encontro Nacional do Judiciário em agosto deste ano em Brasília. |
O Encontro em São Paulo terá a condução dos conselheiros do CNJ Andréa Pachá, Felipe Locke, Rui Stoco, Marcelo Nobre e Mairan Maia que vão incentivar a discussão em torno dos problemas que impedem a agilidade do trabalho da Justiça e das soluções e alternativas para ampliar o acesso da sociedade à Justiça. Também vão participar os juizes auxiliares do Conselho Gabriela Carina Knaul Albuquerque e Silva e Ricardo Chimenti.
No final de um dia de discussões e compartilhamento de experiências, os dirigentes das justiças estadual, federal, eleitoral e do trabalho de São Paulo vão divulgar uma Carta com propostas e reivindicações do Estado. O documento será incorporado na consolidação de todas as sugestões dos tribunais, colhidas nos encontros regionais realizados desde setembro, que servirão de subsídio para a elaboração de um plano nacional para o aperfeiçoamento do Judiciário. O plano será divulgado em Encontro Nacional, a ser realizado no dia 16 de fevereiro em Brasília.
Ainda este mês, haverá outros encontros regionais. No próximo dia 11, em Florianópolis, para lideranças do Judiciário de Santa Catarina e do Paraná. E no dia 17, o encontro será em Recife, com representantes dos tribunais de Pernambuco e de Alagoas.
LB/SR