O presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, e o Corregedor Nacional de Justiça, ministro Mauro Campbell, participaram, na manhã desta quinta-feira (27/3), do XV Encontro do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), em Florianópolis (SC). A cerimônia de abertura ocorreu na noite de quarta-feira (26/3) e a programação segue até sábado (29/3) com reuniões e palestras.

O presidente e o corregedor do CNJ foram recebidos pelo presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), desembargador Francisco Rodrigues de Oliveira Neto. Aos presentes, Barroso falou sobre a importância do encontro. “É fundamental que os presidentes dos tribunais estejam reunidos para alinharmos as metas do Judiciário, equacionarmos os nossos problemas e desenvolvermos a capacidade de prestar o melhor serviço possível à sociedade”, avaliou.
A solenidade de abertura, realizada na quarta-feira (26/3), teve a presença do presidente e do vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministros Antônio Herman Benjamin e Luís Felipe Salomão. A solenidade contou com uma homenagem aos ex-presidentes do Consepre e com a apresentação da Escola de Teatro Bolshoi do Brasil. Participam também da programação os conselheiros José Rotondano, Pablo Coutinho, Daiane Nogueira, Renata Gil e Guilherme Feliciano.
O encontro de presidentes de tribunais tem como objetivo discutir temas relevantes em comum e compor as pautas importantes para o Judiciário brasileiro. O evento acontece quatro vezes por ano, sempre em estados diferentes. A última edição foi em janeiro, em Rio Quente (GO) – na ocasião, o presidente do TJSC, desembargador Francisco Oliveira Neto, foi empossado como presidente do Consepre para o ano de 2025.
O órgão nasceu no dia 5 de novembro de 2021, da união do Conselho de Tribunais de Justiça e do Colégio de Presidentes de Tribunais de Justiça, e tem como objetivo consolidar uma linha de entendimento nacional em termos de reestruturação da representatividade institucional dos presidentes dos tribunais de Justiça de todo o país.
Texto: Thays Rosário
Edição: Geysa Bigonha
Revisão: Matheus Bacelar
Agência CNJ de Notícias