Ministra Nancy entrevista juíza do Maranhão

Você está visualizando atualmente Ministra Nancy entrevista juíza do Maranhão
Compartilhe
A corregedora nacional de Justiça, ministra Nancy Andrighi, entrevistou a juíza Lavínia Helena Macedo Coelho, titular do Juizado Especial Cível e Criminal de Pinheiro, no Maranhão, para o programa STJ Entrevista.
Idealista e dedicada, Lavínia falou sobre sua experiência como juíza em uma comarca do interior e sobre o trabalho em um juizado especial. Ao chegar em Pinheiro, uma cidade com quase 100 mil habitantes, a juíza mais de nove mil processos, entre eles, alguns migrados da Justiça comum, com mais de duas décadas.
 
Com muita dedicação pessoal e de sua equipe, no primeiro ano, o acervo diminuiu para cinco mil processos. Hoje, três anos depois, o acervo é de cerca de 1400 processos. Segundo Lavínia, a mudança na crença da população na Justiça foi o mais perceptível durante o período. “O descrédito deixou de existir”, afirma.

Para Lavínia, a Lei 9.099/95 mudou o Poder Judiciário. Ela aponta alguns problemas que ainda existem e precisam ser sanados na própria lei e em sua aplicação, mas afirma que os benefícios trazidos com a norma são muito mais marcantes.

O programa STJ Entrevista é uma produção da Coordenadoria de Rádio e TV do Superior Tribunal de Justiça, onde ministros do Tribunal conversam com convidados sobre temas do direito. A entrevista da ministra Nancy Andrighi com a juíza Lavínia Helena Macedo Coelho faz parte da segunda temporada do programa e deve ir ao ar no próximo mês.