Ministra Nancy Andrighi participa de videoconferência na Bahia

Compartilhe

A ministra do Superior Tribunal de Justiça, Fátima Nancy Andrighi, participou, junto com o presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargador Benito Figueiredo, de uma videoconferência hoje às 10 horas, horário local, com a presidente do CNJ e do STF, ministra Ellen Gracie. A ministra Nancy Andrighi considerou a videoconferência muito proveitosa, já que ocorreu a troca de experiências bem sucedidas entre os Tribunais de cada estado, sendo esta uma boa oportunidade para homenagear a ministra Ellen Gracie pela sua iniciativa em promover a conciliação.

Para Nancy Andrighi a conciliação é um marco na história do Poder Judiciário brasileiro, apenas igualado à criação dos Juizados Especiais. A conciliação, ainda segundo a ministra, tem o poder de mostrar a face humana da Justiça, ao respeitar o dispositivo constitucional que prevê a duração do processo dentro de um tempo razoável. "É o cidadão quem paga o nosso salário", acrescenta.

O Dia Nacional da Conciliação começou pontualmente às 9 horas no Núcleo de Atendimento Judiciário (NAJ), no shopping Baixa dos Sapateiros, onde hoje são esperadas cerca de 5 mil pessoas. Segundo a coordenadora do NAJ, Haline Magalhães, as conciliações nas 44 mesas da unidade estavam ocorrendo da forma planejada, com as audiências sendo realizadas dentro do tempo previsto.

Para organizar o horário de realização das audiências, dois oficiais de justiça chamam a cada vinte minutos as partes da próxima audiência. No NAJ há também uma equipe de seis defensores públicos à disposição, caso uma das partes necessite um advogado. A segurança do local está sendo feita por uma equipe de oito policiais militares. (Assessoria de Comunicação TJBA)