Ministra Ellen Gracie abre Dia Nacional da Conciliação em videoconferência no TJ-RJ

Compartilhe

A presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Ellen Gracie, abriu na manhã desta sexta-feira (08/12) o Dia Nacional da conciliação, em solenidade no Rio de Janeiro. Participaram ainda da cerimônia o presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, desembargador Sérgio Cavalieri Filho, o vice-presidente do STF, ministro Gilmar Mendes, o procurador geral do estado do Rio de Janeiro, Francesco Conte, e a governadora do estado, Rosinha Garotinho.

Em seu discurso, a ministra Ellen Gracie disse que existem várias experiências internacionais bem sucedidas em conciliação, que podem ser aproveitadas no Brasil. Disse, ainda, que o País já tem uma série de iniciativas com resultados extremamente satisfatórios. "Temos o relato da presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região de que, no Mato Grosso, em matéria de Sistema Financeiro de Habitação, o índice de conciliação é de 82%", exemplificou a ministra. A presidente ainda falou da importância dos conciliadores nas audiências: "os conciliadores devem estar muito bem preparados, ou seja, que eles não atuem como juízes, eles são meros intermediários entre as partes que constroem a solução".

O presidente do TJ-RJ, desembargador Sergio Cavalieri Filho, em seu discurso, disse ser "uma honra para o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro sediar o lançamento do Dia Nacional da conciliação".

A solenidade contou com uma videoconferência, através da qual a ministra Ellen Gracie conversou com diversos pontos, em todo o Brasil, onde se realizam as audiências de conciliação.