Meta 2: Processômetro será “congelado” à meia-noite desta sexta-feira

Compartilhe

A atualização das informações sobre o cumprimento da Meta 2 do Judiciário nacional por meio do processômetro será “congelada” a partir de meia-noite desta sexta-feira (18/12). O Processômetro é uma ferramenta disponível no portal do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) (www.cnj.jus.br) que informa on-line o andamento do julgamento dos processos que ingressaram na Justiça até dezembro de 2005. Concluir o julgamento do maior número possível dessas ações judiciais até o dia 31 de dezembro deste ano é o objetivo da Meta 2. Até às 19h desta sexta-feira,  o processômetro registrava 2.364.050 processos da Meta 2 julgados. Isso representa 53% do total de 4.415.866 processos pendentes de julgamento registrados no dia 31 de dezembro de 2008.

A interrupção do processômetro foi definida pelo CNJ por causa do recesso forense e para permitir aos tribunais fazerem, durante o plantão, esforços finais de julgamento dos processos ainda remanescentes. Os tribunais terão até o dia 29 de janeiro de 2010 para consolidar os dados e comunicar ao CNJ o número de processos julgados até o dia 31 de dezembro deste ano. Os dados sobre a execução da Meta 2 serão divulgados oficialmente durante o III Encontro Nacional do Judiciário previsto para acontecer em fevereiro de 2010.

A Meta 2 foi definida durante o 2º Encontro Nacional do Judiciário, em fevereiro deste ano. O objetivo é proporcionar maior agilidade e eficiência à tramitação dos processos, melhorar a qualidade do serviço jurisdicional prestado e ampliar o acesso do cidadão brasileiro à justiça.

 

IS/MM

Agência CNJ de Notícias