Mentes literárias: projeto lança livro de reeducandos em encontro no DF    

Você está visualizando atualmente Mentes literárias: projeto lança livro de reeducandos em encontro no DF    
Compartilhe

Como parte das ações do projeto Mentes Literárias, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) promove, nesta segunda-feira (31/3), o lançamento do livro O que me espera? De onde eu vim, para onde eu irei, escrito por internos do sistema penitenciário do Distrito Federal.  A apresentação da obra ao público ocorrerá durante o Encontro Nacional de Juízes e Juízas Estaduais de Execução Penal, sediado no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), em Brasília (DF). 

A programação do evento inclui uma roda de leitura dividida em dois grupos, nos quais serão feitas as leituras do livro Ainda Estou Aqui, do escritor Marcelo Rubens Paiva, e da obra escrita pelos próprios reeducandos, compartilhando suas reflexões sobre a realidade de suas vivências.  

A abertura do encontro contará com a participação do ministro Rogério Schietti Cruz, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), e do conselheiro Jaime de Cassio Miranda, do CNMP. Pelo CNJ, participarão do painel de abertura o supervisor do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas (DMF), também conselheiro do CNJ, José Rotondano; e o juiz auxiliar da presidência e coordenador do DMF, Luís Lanfredi.  

O evento contará, ainda, com discussões sobre as experiências de leitura no sistema carcerário brasileiro, e a importância do juiz da execução penal na efetividade da Resolução 391/2021 do CNJ, que estabelece regras para o Judiciário reconhecer o direito à remição de pena por meio de práticas educativas em unidades prisionais. Os debates serão conduzidos por magistrados, autoridades e especialistas no tema.  

Veja a programação completa do Encontro Nacional de Juízes e Juízas Estaduais de Execução Penal  

Sobre o projeto Mentes Literárias 

O projeto Mentes Literárias: da Magia dos Livros à Arte da Escrita faz parte da estratégia nacional para universalizar o acesso ao livro e à leitura em estabelecimentos prisionais. A iniciativa é conduzida pelo programa Fazendo Justiça, coordenado pelo CNJ em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e com o apoio da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen). O projeto visa ampliar o acesso aos livros, à escrita e à cultura para pessoas privadas de liberdade e egressas do sistema prisional, utilizando a leitura como ferramenta de educação e reintegração social e como instrumento de remição de pena. 

Serviço  

Encontro Nacional de Juízes e Juízas Estaduais de Execução Penal
Data: 31 de março de 2025
Horário: a partir das 9h
Local: Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP)

Macrodesafio - Aprimoramento da gestão da Justiça criminal