Memorial expõe evolução tecnológica do Judiciário

Compartilhe

A exposição "Da Caneta Bico-de-Pena à Certificação Digital" pode ser conferida no Memorial do Judiciário no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul até o próximo dia 6.

A exposição "Da Caneta Bico-de-Pena à Certificação Digital" pode ser conferida no Memorial do Judiciário no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul até o próximo dia 6. A visitação tem acesso gratuito e está aberta de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h.

Na mostra, estão equipamentos antigos e atuais que revelam a evolução tecnológica do Judiciário gaúcho. Datada do século XIX, está exposta a caneta bico-de-pena, e do século XX, o primeiro terminal de computador e máquinas de escrever de magistrados e servidores. Deste século, há o modelo de microcomputador agora utilizado pelo Tribunal.

A exposição contém ainda documentos com relatos, testemunhos e decisões que retratam o cotidiano forense, além de acórdãos que demonstram o emprego da certificação digital. Um dos equipamentos mais modernos é o token, equipamento para registrar a assinatura digital e é similar ao pen-drive, ferramenta de armazenamento de arquivos.

Fonte: Assessoria de comunicação TJ/RS