Uma melhoria dentro do sistema do Processo Judicial Eletrônico (PJe) destinada a agilizar o trabalho dos oficiais de justiça está sendo desenvolvida em projeto piloto no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT). Trata-se de funcionalidade que tornará mais eficaz o uso de tablets e outros dispositivos móveis, trazendo duas inovações significativas: retirada de passos desnecessários no cadastro de certidões de mandados e a possibilidade de que o oficial de justiça digite e salve certidões logo após o cumprimento da diligência. As inovações poderão beneficiar tribunais de todo o Brasil.
Anteriormente, ao cadastrar certidões, o oficial de justiça precisava preencher os dados em duas telas diferentes, repetindo algumas informações. A nova ferramenta elimina a redundância no preenchimento, reduzindo o retrabalho e agilizando a rotina dos oficiais. Outra funcionalidade que está sendo testada por meio de tablets é a possibilidade de preencher os dados da certidão in loco e salvá-los imediatamente, para posterior envio ao cartório.
A atualização foi lançada em 31 de maio e tem sido bem recebida pelos oficiais de justiça. Posteriormente, deverá ser disponibilizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aos tribunais de todo o Brasil.
Fonte: TJDFT