Mediadores participam de Oficina de Formação Continuada

Compartilhe

Para encerrar as atividades do ano proporcionando aos mediadores judiciais um espaço de reflexão, estudo e troca de experiências, foi realizada, na última sexta-feira (20/12), a Oficina de Formação Continuada em Mediação. O evento, promovido pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções de Conflitos do TJRS (NUPEMEC), ofereceu oportunidade de aperfeiçoamento pessoal e institucional na aplicação da mediação judicial. A Oficina contou com a palestra Mediação Judicial: uma experiência na Corte de San Diego, na Califórnia, da mediadora Juliana Perrone Konze.

O evento teve a abertura realizada pelas desembargadoras Vanderlei Teresinha Tremeia Kubiak, Genacéia da Silva Alberton, respectivamente Coordenadora e integrante do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC). As magistradas ressaltaram o trabalho realizado pelos mediadores e todos os interessados que apoiaram a prática no ano de 2013. A oficina de formação continuada faz parte, sobretudo, de uma troca de experiências. Hoje teremos a oportunidade de trocar experiências, estudar fundamentos e analisar estratégias de outro país na prática da mediação.

A palestrante Juliana Perrone Konze é natural de Porto Alegre e atua há quatro anos no Tribunal de San Diego, na Califórnia. A mediadora fez uma análise sobre como a mediação é tratada nos Estados Unidos da América e os diferentes métodos de facilitação de diálogos. Falou ainda sobre a valorização que a mediação recebe nos Estados Unidos e explicou os fundamentos do curso de facilitação que os mediadores recebem. Ela apresentou exemplos, abriu espaço para perguntas e conversou ainda com os demais participantes.

Fonte: TJRS