Dois novos núcleos de Mediação Escolar foram inaugurados nas escolas Dom Pedro I e Doutor Murilo Braga em Mazagão no Amapá. Alunos e professores das duas instituições de ensino foram capacitados como mediadores. Com carga horária de 20 horas, entre aulas teóricas e práticas, alunos e corpo técnico foram preparados como agentes do processo de pacificação e resolução de conflitos.
Desde a inauguração do núcleo na escola Dom Pedro I, a comunidade procura os mediadores para resolver conflitos de forma consensual, conta a professora Maria Durvalina Miranda, participante da capacitação. “O curso de mediação de conflitos pela Justiça foi de suma importância para a melhoria na questão da indisciplina na escola. Agora, até a comunidade está nos procurando para que seus conflitos sejam resolvidos de forma harmônica. Ao acompanharmos as comunidades, externamos para as famílias que os problemas têm solução e que podem ser resolvidos sem a necessidade de causar transtornos maiores”, destacou.
O diretor da Escola Dom Pedro I, Alúcio Nascimento Leão, reconheceu a importância de iniciativas que disseminam a cultura da paz e da urbanidade nas escolas. “Estamos buscando o melhor caminho para resolver os problemas que ocorrem no cotidiano escolar. São iniciativas como estas que contribuem para que tenhamos uma sociedade mais responsável e pacificada”, ressaltou. “O Núcleo de mediação nas escolas é mais uma ferramenta para que nossos alunos cresçam com a sabedoria de saber resolver conflitos sem o uso da violência”, destacou a gestora da escola Doutor Murilo Braga, Lucicarmo do Carmo Barreto.
O passo mais importante para a concretização do programa é a capacitação, segundo o servidor Mário Mendonça, que ministrou o curso. “As escolas têm sido, infelizmente, uma arena de conflitos, e esta capacitação vem possibilitar a instalação de núcleos de mediação de conflitos no âmbito escolar, formando pessoas habilitadas em pacificação com fortes chances de mudar a realidade do ambiente e muito contribuir para consolidar no jovem os parâmetros da responsabilidade, do respeito, da civilidade, da disciplina, da confiança e da cooperação”, afirma.
Fonte: TJAP