Mato Grosso realiza 1º Movimento pela Conciliação dos Juizados Especiais

Compartilhe

Mato Grosso está mobilizado para o 1º Movimento Estadual pela Conciliação dos Juizados Especiais. O encontro, que acontece nesta quarta-feira (26/09), envolvendo todas as comarcas do estado, marca a comemoração ao Dia Estadual dos Juizados Especiais e integra o Movimento pela Conciliação, ação de iniciativa do Conselho Nacional de Justiça. O mutirão é coordenado pela Corregedoria Geral da Justiça, Departamento de Apoio dos Juizados Especiais e Conselho de Supervisão dos Juizados Especiais.

Mato Grosso está mobilizado para o 1º Movimento Estadual pela Conciliação dos Juizados Especiais. O encontro, que acontece nesta quarta-feira (26/09), envolvendo todas as comarcas, marca a comemoração ao Dia Estadual dos Juizados Especiais e integra o Movimento pela Conciliação, ação de iniciativa do Conselho Nacional de Justiça. O mutirão é coordenado pela Corregedoria Geral da Justiça, Departamento de Apoio dos Juizados Especiais e Conselho de Supervisão dos Juizados Especiais.

As conciliações acontecerão nos 84 Juizados Especiais implantados em Mato Grosso, nas oito Varas Especializadas e nos 22 postos de atendimentos instalados nos distritos ou cidades que sediam as comarcas. Ao todo estão agendadas 2.122 audiências.       

O objetivo desta ação é difundir a paz social e a cultura da conciliação a partir do diálogo para solucionar, com agilidade e consensualmente, os conflitos. Segundo o coordenador do Conselho de Supervisão dos Juizados Especiais, Dirceu dos Santos, a meta é evitar que os conflitos sejam resolvidos via judicial. Para ele, um dos resultados desse movimento será reduzir o número de processos tramitando nos Juizados Especiais.

Acontecerá ainda, no mesmo dia, um evento de divulgação na Praça Alencastro, no centro de Cuiabá. Na ocasião, o cidadão receberá atendimento e tirará dúvidas sobre conciliação. Estarão presentes representantes dos Juizados Cíveis e Criminais, Juizados Volante Ambiental (Juvan), Serviço de Atendimento Imediato e o Juizado Especial Itinerante.

Até o final do ano estão agendados mais quatro movimentos de conciliação em todo o estado. No início de outubro acontecerão conciliações em todas as varas e juizados especiais cíveis. Também estão previstas audiências de conciliações de 5 a 7 de novembro.

Segundo dados da Corregedoria Geral da Justiça, há 117.315 processos tramitando nos Juizados Especiais.  Já na justiça comum, existem 515.772 processos em andamento nas 79 comarcas do estado.

(Fonte: Assessoria de Imprensa do TJ-MT)