Com o slogan “Com a conciliação todo mundo ganha. Ganha o cidadão. Ganha a Justiça. Ganha o País”, a Semana Nacional pela Conciliação ocorre em todo o país até o dia 11 de dezembro. As solenidades oficiais de abertura, que contaram com presença de representantes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ocorrem paralelamente nos estados de São Paulo, Goiás, Pará, Paraná, Rio Grande do Norte e no Distrito Federal. No Maranhão, a edição 2009 da Semana Nacional da Conciliação é uma promoção conjunta do CNJ, Tribunal Regional do Trabalho, Tribunal de Justiça e Justiça Federal, e ocorreu no auditório do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão, com as presenças do conselheiro do CNJ, Leomar Amorim, da vice-presidente e corregedora do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão, desembargadora Ilka Esdra Silva Araújo, do corregedor geral de Justiça, Jamil Gedeon, e do diretor do Foro da Justiçam Federal, Clodomir Reis.
A abertura da Semana Nacional da Conciliação no Maranhão marca o encerramento da primeira turma de formandos do curso Direitos Humanos e Mediação de Conflitos, realizado pelo Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão em parceria com a Secretaria Especial de Direitos Humanos. O curso está formando 150 profissionais de diversas áreas para atuarem como mediadores de conflitos. Durante toda a semana, exceto na terça-feira (08/12), as varas trabalhistas da capital e interior do estado estarão realizando cerca de duas mil audiências.
Ainda como parte da programação da Semana Nacional da Conciliação, estão previstas a realização de cerca de 7 mil audiências no âmbito da Justiça Estadual. As audiências acontecem durante toda a semana de 7h às 11h nas varas e juizados da capital e interior.
No Fórum Desembargador Sarney Costa, no Calhau, as audiências serão focadas na solução dos conflitos da Vara de Família. Nesta terça-feira (08/12), será lançada a campanha “Nome Limpo, Crédito na Praça”, promovida pela Corregedoria Geral de Justiça do Maranhão em parceria com empresários locais. O objetivo é negociar o pagamento de dívidas de consumidores inadimplentes em condições vantajosas para os devedores. A campanha também incluirá os consumidores de energia elétrica inadimplentes com a Centrais Elétricas do Maranhão (Cemar).
Fonte: TRT16