Para garantir melhorias nos serviços médicos prestados aos magistrados e servidores, o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) instituiu o Projeto Cuidar. Aprovada pelo Pleno do TJMA, a iniciativa cumpre a Resolução º 207 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O plano foi elaborado pela Coordenadoria de Serviço Médico, Odontológico e Psicossocial.
As diretrizes do projeto preveem o desenvolvimento de ações de saúde para planejar, realizar e gerir iniciativas que visem à prevenção, detecção precoce e tratamento de doenças, além da reabilitação da saúde de magistrados e servidores, com a realização de exames médicos periódicos. Inclui-se também entre as diretrizes a uniformização de critérios, procedimentos e prontuários com a instituição e monitoramento da Rede de Atenção à Saúde, de acordo com as peculiaridades regionais com base na resolução do CNJ. O projeto complementa atividades já desenvolvidas nas áreas médica, odontológica e psicossocial, por meio de ações voltadas à promoção e à preservação da saúde física e mental dos servidores.
Antes de ser levado para aprovação no pleno, o projeto foi apresentado ao presidente da corte, desembargador Cleones Cunha, e à vice-presidente, desembargadora Maria das Graças de Castro Duarte Mendes. Na ocasião, a equipe da coordenadoria detalhou as ações e propostas que objetivam melhorias na prevenção e tratamento da saúde de servidores e magistrados. “O projeto consolida o trabalho já realizado pela coordenadoria médica, na prevenção de doenças e controle dos afastamentos, sempre visando ao bem-estar dos servidores e magistrados”, ressaltou a chefe da divisão médica, Keila Melo.
Fonte: TJMA