Mapeamento de conflitos fundiários no Brasil é um dos destaques do Programa Gestão Legal

Compartilhe

No programa Gestão Legal desta sexta-feira (02/10), a diretora de projetos do Departamento de Pesquisas Judiciárias (DPJ) do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Cristina Zackseski, fala sobre o levantamento de dados realizado pelo DPJ acerca dos conflitos de terra no país.  O mapamento preliminar foi divulgado no I Encontro do Fórum Nacional para Monitoramento e Resolução dos Conflitos Fundiários Rurais e Urbanos, encerrado nesta quinta-feira (01/10) em Campo Grande (MS).  Segundo ela, a partir desse mapeamento será possível estabelecer   indicadores para a instalação de Varas especializadas nos locais onde a situação é mais preocupante. 

Entre os destaques  do programa.  também está a aprovação de  resolução que estabelece regras para unificar o mesmo nível de equipamentos e programas de informática pelos tribunais e a realização de mutirão carcerário simultâneo em 21 presídios do Rio de Janeiro, realizado pelo Tribunal de Justiça do estado em parceria com o CNJ. 
O Gestão Legal traz ainda informações sobre o início das atividades do Mutirão de Execuções Penais na Bahia e o acordo firmado entre o CNJ e a  Organização  Não  Governamental  (ONG)  Fundação Cidade Viva no projeto “Esperança Viva”, para reintegração de ex-detentos ao mercado de trabalho.

O programa Gestão Legal, do CNJ, vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 10h10, pela Rádio Justiça (104,7 FM). As emissoras de rádio interessadas em retransmitir o programa devem enviar um e-mail para imprensa@cnj.jus.br, informando o possível horário de veiculação. O programa está disponível gratuitamente para download no link Gestão Legal, no site da Rádio Justiça. 

 

 

RA/ SR

Agência de Notícias