O Portal do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) estreia novo leiaute neste sábado (13/4). A partir da página inicial, toda pessoa que busca informações ou serviço do CNJ na internet poderá navegar de forma mais intuitiva. O conteúdo foi reorganizado para aumentar a usabilidade do usuário e possibilitar o acesso às informações mais buscadas de maneira mais rápida e em menos cliques.
O leiaute foi modernizado, está mais sofisticado e atende normas de acessibilidade, com ferramentas de tradutor em libras, voz e adequação de contraste. O cabeçalho traz uma visão do prédio que sedia o órgão, em Brasília, com links para as redes sociais, ouvidoria, transparência, tradução automática para inglês e espanhol, além da área de busca do portal e o menu de conteúdo. A área de últimas notícias do Conselho está mais dinâmica: o usuário, ao deslizar o mouse sobre os títulos, consegue visualizar as fotos e acessar as notícias de interesse e, seguindo, poderá acessar conteúdos especiais de forma mais rápida.
Logo abaixo, o acesso rápido está reorganizado com base em dados sobre os conteúdos mais procurados pelos internautas. Em seguida, um banner sinaliza o acesso aos serviços da Corregedoria Nacional de Justiça, que, em suas atribuições, regula os serviços dos cartórios extrajudiciais e fiscaliza a atuação dos tribunais e de membros da magistratura. Ao lado, um carrossel apresenta os próximos eventos promovidos pelo CNJ, facilitando o acesso a informações sobre programação e inscrições.
Notícias produzidas pelos tribunais brasileiros continuam com destaque na página inicial, para divulgar a concretização das políticas judiciárias desenvolvidas nos cinco segmentos de Justiça para atender aos cidadãos e às cidadãs. O canal do CNJ no YouTube também ganhou espaço dedicado na página principal. Por meio do canal, são transmitidas as sessões plenárias do CNJ, eventos e capacitações do órgão e conteúdos produzidos pela Secretaria de Comunicação Social do CNJ.
Outra novidade é o mapa do site, no rodapé da página. A ferramenta reconhecidamente facilita a navegações dos usuários pelo portal, permitindo visão mais abrangente e geral de tudo o que o CNJ oferece em termos de informação sobre o órgão e o Judiciário brasileiro.
Newsletter
A atualização de leiaute também alcança a newsletter de notícias distribuída diariamente pelo CNJ. O produto foi reformulado para apresentar notícias do CNJ de forma mais amigável.
O CNJ Notícias é distribuído por e-mail diariamente, sempre pela manhã, contendo as notícias mais recentes do CNJ e acesso rápido às páginas de seminários, cursos, solenidades e lançamentos promovidos pelo órgão. Todas as pessoas podem receber esse conteúdo a partir da inscrição de um e-mail válido no campo Receba por e-mail o CNJ Notícias, na Sala de Imprensa do portal.
Atualização
Por conta da migração para o novo leiaute, o Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação do Conselho Nacional de Justiça (DTI/CNJ) realizará a atualização do Portal do CNJ, o que causará indisponibilidade momentânea. A manutenção está prevista para começar às 20h e deve se estender até às 21h.
Agência CNJ de Notícias