O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) divulgou nesta semana um balanço sobre os trabalhos de julgamento realizados neste ano (período de 1º de janeiro a 19 de dezembro). Foram julgados 9.027 processos pela corte (de forma colegiada ou monocrática). De janeiro a dezembro, os magistrados do TRE mineiro proferiram 9.459 decisões, incluindo as de caráter liminar.
Esse balanço foi apresentado pelo vice-presidente e corregedor do TRE-MG, desembargador Wander Marotta, quando presidia o final da sessão de terça-feira (18), a última realizada no TRE em 2012. Foi realizado um total de 191 sessões, das quais 137 sessões jurisdicionais ordinárias, duas sessões extraordinárias, duas sessões solenes, 49 sessões administrativas ordinárias e uma administrativa extraordinária.
Os maiores índices de julgamento, pela corte eleitoral, aconteceram nos meses de agosto a outubro, quando foram apreciados 4.972 processos (o que representou cerca de 55% do total geral). Em agosto, quando terminou o prazo para julgamento (pelos TREs) dos recursos sobre registro de candidatura às eleições de 2012, o TRE mineiro julgou 2.871 processos; em setembro, foram 800 julgados, e, em outubro, 1.301.
Quanto aos processos distribuídos aos juízes da corte, o quantitativo foi de 9.463, com destaque para o mês de agosto, que concentrou um total de 3.115 feitos. A corte é composta por seis magistrados, além do presidente, desembargador Antônio Carlos Cruvinel.
Fonte: TRE-MG