Depois de nove dias de lançamento, o Censo Nacional do Poder Judiciário, elaborado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), já foi respondido por mais de 23% dos servidores, o que corresponde a mais de 70 mil questionários concluídos. Nos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), segundo o relatório de acompanhamento do Censo, 8 mil servidores (39%) lotados nos 27 tribunais regionais eleitorais brasileiros já responderam ao Censo.
Só no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), que tem o maior número de servidores no ramo da Justiça eleitoral (4.049), 53% já responderam ao questionário. Na avaliação da assessora-chefe de Comunicação Social do TRE-SP, Eliana Passarelli, a boa adesão do tribunal eleitoral paulista é resultado de várias ações de comunicação focadas na Intranet do tribunal. “Utilizamos pop-ups postados na rede interna de comunicação e elaboramos matérias para o jornal da rede interna do tribunal. Não havia como algum servidor não saber que o censo estava ocorrendo, até porque a Intranet é muito lida pelos servidores. Fomos claros e bem chamativos. Foi um trabalho que realmente funcionou”.
No TRE do Rio de Janeiro, 60% dos 1.377 servidores já aderiram ao Censo.
Este é o primeiro levantamento focado no Poder Judiciário brasileiro e tem como objetivo mapear o perfil dos servidores e magistrados e de suas opiniões sobre temas relevantes do trabalho de cada participante. Os resultados devem nortear os tribunais e o CNJ na elaboração de políticas públicas que melhorem a prestação dos serviços judiciários brasileiros.
Lançado em 26 de agosto, o censo está sendo aplicado em todas as unidades judiciárias do país por meio eletrônico.
Regina Bandeira
Agência CNJ de Notícias