Processos eletrônicos já somam mais de 11 mil no Maranhão

Compartilhe
Dados do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) indicam que mais de 11 mil processos foram criados diretamente no sistema do Processo Judicial Eletrônico (PJe), gerando 50 mil movimentações sem o uso de papel em 36 juizados especiais e turmas recursais do estado. O número supera o total de unidades previstas na meta definida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O resultado alcançado com a implantação foi destacado pelo CNJ, que premiou o TJMA com a doação de equipamentos de informática, entre esses, 72 escâneres, 1.263 microcomputadores e 1.263 nobreaks. As doações fazem parte do Projeto de Modernização da Justiça e estão previstas no artigo 46 da Resolução nº 185/2013 do Conselho, que dispõe sobre a implantação do Processo Judicial Eletrônico no Poder Judiciário. Os equipamentos doados ao Tribunal de Justiça equivalem a um investimento de R$ 3.160.458,00, segundo o CNJ.

“Receber esses equipamentos é um incentivo para todos nós que trabalhamos pelo avanço da Justiça maranhense. Nós nos sentimos estimulados a continuar investindo nesse processo de modernização, que beneficia o tribunal, os operadores do Direito e os jurisdicionados”, declarou o diretor-geral do TJMA, Hebert Pinheiro Leite.

Implantação – De acordo com os dados da Diretoria de Informática do TJMA, as 36 unidades da Justiça Especial (Juizados Especiais e Turmas Recursais) já estão funcionando com o PJe. O trabalho efetivo de implantação teve início em setembro e foi concluído no fim de novembro. Em dezembro de 2014, o Processo Eletrônico foi implantado também nas primeiras unidades judiciárias do 2º grau, atingindo nove gabinetes de desembargadores, todos integrantes das Câmaras Criminais Reunidas.

O diretor de Informática, Jorge Oliveira, explica que foi estabelecida, no âmbito do tribunal, uma meta interna, acima do que previa o CNJ. “Estamos satisfeitos com o êxito alcançado, fruto de um plano de trabalho rigoroso, equipe competente e comprometida, seguido de acompanhamento semanal de cada etapa. Agora é avançar cada vez mais”, disse.

Fonte: TJMA