Mais de 1/3 dos tribunais brasileiros disponibilizam peticionamento intercorrente via Jus.br

Você está visualizando atualmente Mais de 1/3 dos tribunais brasileiros disponibilizam peticionamento intercorrente via Jus.br
Compartilhe

Advogados já podem peticionar em processos que estão em andamento em mais de um terço dos tribunais brasileiros por meio do Jus.br

Cerca de quatro meses após o lançamento do portal único, 39 tribunais integraram o serviço de peticionamento intercorrente ao portal — funcionalidade que dispensa o acesso aos sistemas de cada corte. 

A expectativa é de que, com a adesão progressiva dos tribunais, cada vez mais serviços sejam oferecidos de forma unificada por meio do Jus.br.  

“Com a ampliação da adesão dos tribunais, o Jus.br se consolida como um passo fundamental para unificar e modernizar o acesso aos serviços judiciais, garantindo mais praticidade para operadores do Direito e maior celeridade processual”, destaca o juiz auxiliar da presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e coordenador do Programa Justiça 4.0, Dorotheo Barbosa Neto. 

Até o momento, estão integrados:  

  • Tribunais superiores: STF e STJ.
  • Tribunais de Justiça: TJAC, TJDFT, TJES, TJGO, TJMG, TJMS, TJMSP, TJMT, TJPA, TJPB, TJPE, TJPR, TJRN, TJRO e TJRR. 
  • Tribunais Regionais Federais: TRF-1 e TRF-3. 
  • Tribunais Regionais do Trabalho: TRT-1, TRT-3, TRT-6, TRT-7, TRT-8, TRT-9, TRT-11, TRT-12, TRT-13, TRT-14, TRT-15, TRT-16, TRT-17, TRT-18, TRT-19, TRT-20, TRT-21, TRT-22, TRT-23 e TRT-24. 

Novo serviço de remessa de ofícios 

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), o Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) e o Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) agora também permitem o acesso ao serviço de remessa de ofícios pelo Portal Jus.br. Com essa funcionalidade, o processo de remessa torna-se mais ágil e padronizado, otimizando o fluxo de trabalho nos tribunais e eliminando o uso de múltiplos sistemas. 

Para seguir contribuindo para um trâmite processual mais célere e integrado entre os tribunais, o Jus.br deve inaugurar os seguintes serviços, ainda no primeiro semestre deste ano: 

  • Expedição de ofícios, remessa de cartas precatórias e de efetivação de declínios de competência; 
  • Pesquisa Criminal Unificada para magistrados, membros do Ministério Público e servidores autorizados; e 
  • Peticionamento Inicial e Peticionamento Inicial nas Execuções Fiscais (primeira etapa do fluxo nacional das execuções fiscais).  

Sobre o Jus.br  

Desenvolvido pelo Programa Justiça 4.0, o Portal Jus.br centraliza e integra sistemas judiciais de tribunais brasileiros, garantindo sua interoperabilidade e facilitando a comunicação entre os atores do Poder Judiciário. O objetivo é otimizar processos e promover transparência, além de garantir a segurança, a agilidade e a eficiência da prestação jurisdicional. 

Programa Justiça 4.0 

Iniciado em 2020, o Programa Justiça 4.0 é fruto de um acordo de cooperação firmado entre o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), com apoio do Conselho da Justiça Federal (CJF), do Superior Tribunal de Justiça (STJ), do Tribunal Superior do Trabalho (TST), do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Texto: Vanessa Beltrame
Edição: Ana Terra
Revisão: Matheus Bacelar

Agência CNJ de Notícias

Macrodesafio - Fortalecimento da estratégia nacional de TIC e de proteção de dados

Macrodesafio - Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária