Magistrados participam de curso de atualização em Santana do Livramento

Compartilhe

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) realizou, na semana passada, o Curso de Atualização de Magistrados (CAM) no município de Santana do Livramento, reunindo cerca de 100 Juízes da região. O 3º vice-presidente do TJRS, desembargador André Luiz Planella Villarinho, ressaltou a qualidade e relevância dos temas abordados durante o evento. Afirmou que a administração está disposta a apoiar ações que visam ao aperfeiçoamento dos juízes, medida que leva à qualificação da jurisdição.

Para o corregedor-geral da Justiça, desembargador Orlando Heemann Jr., o curso, além de valorizar os magistrados, é uma forma de qualificar os serviços prestados. Ele destacou ainda o dever que os juízes têm de aprimorar a jurisdição, mesmo com o aumento da demanda, lembrando a necessidade de, para se atingir essa meta, buscar a resolução dos conflitos por meios alternativos, como a conciliação, a mediação e a justiça restaurativa.

O juiz Alberto Delgado Neto, diretor da Escola Superior da Magistratura (ESM), observou que o objetivo do CAM é, por meio das informações dadas nas palestras, ajudar os magistrados a enfrentar a árdua tarefa de atender a uma demanda cada vez maior de processos. A seu ver, a atividade proporciona a interação entre colegas e a troca de experiências.

TJRS