Magistrados discutem atuação do Judiciário do Mato Grosso

  • Categoria do post:Notícias CNJ
Você está visualizando atualmente Magistrados discutem atuação do Judiciário do Mato Grosso
Compartilhe

Visando ao aprimoramento da governança estratégica do Poder Judiciário de Mato Grosso, desembargadores, juízes, servidores da alta administração da instituição se reuniram na Presidência do Tribunal de Justiça do Estado.

O encontro, realizado no último dia 3, foi o primeiro do ano e serviu para explanar a realidade vivenciada pelo Judiciário Mato-grossense e as expectativas para os próximos meses de 2018, sempre buscando aprimorar os serviços ofertados aos cidadãos e ao jurisdicionados. 

Na ocasião, foram abordados assuntos como projetos de gestão orçamentária, gestão de processos, alocação de recursos humanos, estatísticas, investimentos e obras. O desembargador presidente do TJMT, Rui Ramos Ribeiro, destacou a necessidade de todos conhecerem as estratégias traçadas para a Instituição e também os realinhamentos propostos ao longo da jornada.

“Não estamos aqui para simplesmente trabalhar com situações momentâneas, mas sim, em prol de um futuro consistente. O esforço e a dedicação de nossas equipes estão concentrados para sempre alcançarmos as metas traçadas e também melhorarmos os trabalhos prestados aos cidadãos. Por isso trabalhamos vigilantes diariamente”, ressaltou o presidente.

 O material foi apresentado pela Coordenadoria de Planejamento do TJ. Segundo o diretor da área, Flávio Pinto, é neste momento que é deliberado se há, ou não, necessidade de alteração da estratégia traçada para o Poder.

“Olhando para a nossa missão [do PJMT], vimos os principais indicadores propostos pelo Conselho Nacional de Justiça como taxa e índice de congestionamento, além dos processos estratégicos linkados a esses objetivos.” 

Dentre os grandes projetos apresentados na reunião, foram citadas ações desenvolvidas pela Presidência do TJ e pela Corregedoria-Geral da Justiça como ‘Ribeirinho Cidadão’, ‘Sentença Mais’ e a ‘Central de Processamento Eletrônico’ (CPe). Também foi destacado o projeto “Conhecendo a Gestão Estratégica”, no qual os servidores conhecem um pouco mais sobre a taxa de congestionamento e como devem atuar para baixá-la, já que o trabalho de todos servidores e magistrados impactam na construção deste índice. Ainda na pauta da reunião constou a visita que o Tribunal de Justiça receberá da Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça. “A inspeção não é nada especial, e sim uma rotina que vem sendo realizada em todos os tribunais de justiça do país. Nós estamos aqui para recebê-los de portas abertas, com transparência e oferecendo tudo aquilo que eles nos pedirem”, explicou Flávio Pinto. A visita será feita nas áreas meio e nas áreas finalísticas do TJMT. Chamada Reunião de Análise Estratégica (RAE), o encontro foi organizado em cumprimento à resolução nº 198/2014 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que determina a elaboração e adequação pelos tribunais, dos seus respectivos planejamentos estratégicos ao Plano Estratégico Nacional, bem como a obrigatoriedade do acompanhamento e avaliação dos resultados.