Cerca de 200 pessoas, entre magistrados e diretores de escolas judiciais, participam nesta sexta-feira (15/04), em Florianópolis (SC), do Encontro Nacional do Judiciário sobre Capacitação, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para discutir formas de aperfeiçoamento profissional dos juízes e servidores do Poder Judiciário. Durante o encontro, no auditório do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina (TJSC), será também lançada a escola judiciária da América Latina, que vai trabalhar na integração judiciária da região.
“Precisamos investir no homem para melhorar e aperfeiçoar a qualidade do serviço prestado pelo Judiciário”, comenta Ives Gandra Martins Filho, integrante do CNJ e ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST). Os representantes do Judiciário vão discutir, no evento, propostas de ação para a implantação da Resolução nº 126 do CNJ, de 22 de fevereiro deste ano, criada por iniciativa da Comissão de Eficiência Operacional e Gestão de Pessoas. A Resolução instituiu o Plano Nacional de Capacitação Judicial de Magistrados e Servidores do Poder Judiciário.
A articulação de um plano nacional de capacitação, integrado ao Sistema Nacional de Capacitação Judicial, previsto na resolução, é um importante passo na modernização do Judiciário. O encontro está dividido em 12 temas, que tratam da estrutura administrativa das escolas, forma de ocupação de cargos nas escolas, seleção e formação de magistrados.
Gilson Euzébio
Agência CNJ de Notícias