Magistrados de Tocantins fazem treinamento de tiro e defesa pessoal

Você está visualizando atualmente Magistrados de Tocantins fazem treinamento de tiro e defesa pessoal
Compartilhe

O presidente do Tribunal de Justiça de Tocantins (TJTO), desembargador Ronaldo Eurípedes, acompanhou aula prática do curso de defesa pessoal para magistrados do Judiciário do Tocantins, no stand de tiro de Palmas, no dia 8 de novembro. Participam da ação 21 juízes da capital e interior e o desembargador Helvécio de Brito Maia Neto.

Para o presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), a realização do curso demonstra a preocupação do Judiciário tocantinense com a segurança de seus magistrados e com o constante aperfeiçoamento de cada um deles em todas as áreas do conhecimento. “O magistrado, pelo próprio exercício da profissão, pode ser alvo de algum tipo de violência, e precisa estar preparado para agir em sua própria defesa, assim como age em defesa da sociedade”, disse.

O coronel PM Messias Lopes da Conceição Júnior, assessor militar do Poder Judiciário, esclareceu que o objetivo do treinamento é alertar os magistrados para os riscos que correm no exercício da atividade profissional e de como podem se precaver de eventuais atentados.

Diante da situação de risco permanente com o crescimento da violência, o desembargador Helvécio Maia Neto considerou o curso uma iniciativa importante do tribunal e da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat). “É importante que o magistrado tenha conhecimentos sobre segurança pessoal, técnicas e manuseio de armamento de defesa. É uma iniciativa muito louvável”, concluiu.

Já o juiz Luciano Rostirolla, da comarca de Formos do Araguaia, também considerou o curso importante para os magistrados. “Exercemos uma profissão de risco e a violência a cada dia que passa aumenta mais. Então, é importante que tenhamos conhecimento de algumas regras básicas de segurança e de autodefesa”, afirmou.

Fonte: TJTO