A adoção da Linguagem Simples está avançando a passos largos no Tribunal Regional do Trabalho de Goiás (TRT-GO). O site da instituição passou por melhorias e, agora, identifica palavras e expressões jurídicas com um sublinhado e mostra o significado delas em linguagem simples. Sem sair da página em navegação, basta passar o cursor do mouse em cima da expressão, ou tocar a tela se estiver no celular e pronto, a explicação já aparece para o leitor. Faça um teste agora mesmo passando por cima desta expressão: ação civil pública.
Desde 2018, o TRT-GO tem um dicionário de termos jurídicos que, neste ano, ganhou destaque com um botão azul no cabeçalho dos links das notícias e páginas do portal.
A iniciativa integra uma série de medidas que vêm sendo adotadas pelo tribunal trabalhista goiano para cumprir o Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples e tornar seus serviços mais acessíveis. Confira abaixo mais alguns exemplos.
Páginas mais simples e diretas
As páginas internas do site estão sendo redesenhadas para informar de maneira clara, rápida e direta sobre os serviços disponíveis. Estas são as premissas da técnica Linguagem Simples: informação simples e fácil, ao alcance de todos. Acesse a primeira página redesenhada, Mulher Segura, em que estão as informações sobre o Protocolo de Prevenção e Medidas de Segurança voltado ao Enfrentamento da Violência Doméstica Praticada contra Magistradas e Servidoras do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região.
Sem dúvidas
O usuário que ficar em dúvida ao ler algum documento da Justiça do Trabalho de Goiás pode falar com a Ouvidoria do TRT de Goiás, que está à disposição para explicar o conteúdo de uma sentença ou mesmo tirar dúvidas sobre o andamento do processo. Desde quarta-feira (31/7), os documentos judiciais passaram a contar com um rodapé para divulgar amplamente este serviço e afastar qualquer dúvida que o usuário possa ter quanto ao conteúdo do documento.
Comunicar de forma mais simples
Para orientar juízes e servidores no uso da linguagem simples em documentos judiciais, o TRT-GO instituiu um grupo de trabalho para produção de um guia. Participam do grupo profissionais das áreas administrativa e judiciária do Tribunal, além de representantes da magistratura trabalhista goiana, da advocacia e dos laboratórios de inovação do TJGO e do TRE-GO. Os trabalhos já iniciaram e a previsão de lançamento do guia é dezembro de 2024. Além disso, a Escola Judicial do TRT-GO está incluindo o tema nas capacitações de juízes e servidores.
Programa Hora Extra
Confira a reportagem em que especialistas comentam a decisão do poder judiciário de criar um Pacto Nacional pela Linguagem Simples, na edição 512 do telejornal Hora Extra, do TRT-GO, que foi ao ar no dia 5 de junho, na TV Justiça. Já a edição nº 516, que foi ao ar na quarta-feira (31/7), às 13h, na TV Justiça, conta com entrevista do linguista e advogado Carlos André sobre o mesmo assunto.