Liminar adia processo de promoção de magistrados no TJBA

  • Categoria do post:Notícias CNJ
Você está visualizando atualmente Liminar adia processo de promoção de magistrados no TJBA
Compartilhe

Liminar concedida pela ministra Maria Cristina Peduzzi, conselheira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), adiou o processo de promoção ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA). Na cautelar, a ministra determinou que a Corte retirasse da pauta da sessão extraordinária desta quarta-feira (8/5) a votação para a escolha dos novos membros do tribunal, visto que a matéria deve ser julgada em reunião ordinária, conforme determina a Resolução CNJ n. 106.

A medida foi tomada para garantir o cumprimento de determinação feita pelo próprio Conselho, em 22 de abril, também por meio de cautelar. Na ocasião, o conselheiro Neves Amorim já havia determinado que o tribunal retirasse da pauta da sessão extraordinária realizada em 24 de abril o julgamento das promoções, por contrariar a resolução do CNJ.

Com as decisões, tal votação deve ser feita em sessão ordinária administrativa do TJBA e incluída na pauta com antecedência mínima de 10 dias. Na ocasião, os candidatos poderão pedir a revisão das impugnações apreciadas pelo Conselho da Magistratura do estado. Segundo destacou o conselheiro Neves Amorim, na primeira liminar, a medida busca garantir ao processo de promoção a publicidade necessária, de forma a permitir a participação de todos os interessados.

Mariana Braga
Agência CNJ de Notícias