Justiça do Rio se mobiliza para o Dia Nacional da Conciliação

Compartilhe

O Movimento pela Conciliação é uma iniciativa do Conselho Nacional da Justiça (CNJ) e foi lançado em agosto deste ano com o objetivo de difundir uma nova cultura no país para a resolução de conflitos. Para isso, foi criado o Dia Nacional da Conciliação, em 8 de dezembro, quando também se comemora o Dia da Justiça.

Nesta data, serão realizadas audiências e palestras em todo o Brasil. Juízes fluminenses vão participar de um mutirão neste dia, quando realizarão audiências de conciliação nos 1º, 2º, 3º, 7º, 21º e 27º Juizados Especiais Cíveis, localizados no Fórum Central, na Avenida Erasmo Braga, 115. Em cada um dos seis juizados serão realizadas 75 audiências, totalizando 450. Cartazes e folders sobre o Movimento pela Conciliação estão sendo distribuídos nos Fóruns da Capital e do interior do Estado.  

O movimento pela Conciliação está em sintonia com a enorme importância que o Tribunal de Justiça do Rio dá para a conciliação como forma de solução dos litígios. Cerca de 3 mil conciliadores atuam nos Juizados Especiais Cíveis e Criminais, nas Varas de Família e nas Varas Cíveis. Em sua maioria, são estudantes de Direito ou advogados recém-formados que voluntariamente ajudam as pessoas a resolverem suas pendências judiciais.

Os coordenadores da campanha na Justiça do Rio são os juízes Luiz Eduardo Castro Neves e José Guilherme Vasi Werner, em exercício, respectivamente, no 4º Juizado Especial Cível, no Catete, e na Turma Recursal dos Juizados Especiais Cíveis. (Assessoria de Imprensa – TJRJ)