Justiça sobre rodas amplia atendimento à população de SP

Compartilhe

Os moradores de São Paulo podem comemorar a ampliação do acesso à Justiça. Na terça-feira (7/5), o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) entregou dois motorhomes preparados para levar a Justiça ao cidadão nos quatro cantos da capital paulista. A pauta do Juizado Itinerante era realizada em duas visitas mensais: uma de atendimento inicial e outra de audiência, mas, com a chegada dos veículos, o número dobrará para quatro eventos a cada mês.

Cada veículo possui ambientes confortáveis, o que representa uma melhoria na prestação jurisdicional. Ao adentrar no motorhome, os interessados serão recebidos no espaço destinado à recepção. Há uma sala de atendimento/audiência contendo um armário com gavetas, uma mesa com seis cadeiras para as partes e outra com dois lugares para o juiz ou o conciliador, além de um funcionário.

O presidente do TJSP, desembargador Ivan Sartori, anunciou a compra de mais quatro veículos semelhantes aos que foram entregues. Segundo ele, a aquisição está na fase final da licitação. Esses novos motorhomes também serão equipados e disponibilizados em breve para a população. Sartori assegurou que, desde que assumiu a Presidência do TJ, sempre quis prestigiar o trabalho da Justiça Itinerante, mas procedimentos como licitação e montagem dos veículos são demorados e, por isso, o processo sofreu um pouco de atraso.

“Chegamos aqui com o resultado: são dois ônibus com condições para levar a Justiça ao cidadão menos favorecido”, declarou. O presidente elogiou o trabalho dos servidores do Juizado, incluindo as atividades nos aeroportos. “Estamos fazendo de tudo para resolver os problemas. Conseguimos fazer algumas coisas, mas até o final do ano a situação estará mais confortável que hoje, como hoje está diferente daquela que peguei”, completou.

O integrante do Conselho Supervisor do Sistema de Juizados Especiais, desembargador José Carlos Ferreira Alves, ressaltou que o momento representa a celeridade e a modernidade do Judiciário paulista. “Que a espada da Justiça escreva uma nova história no Poder Judiciário”, disse. A juíza da 1ª Vara do Juizado Especial Central e responsável pelo Itinerante, Mônica Soares Machado Alves Ferreira, falou da satisfação da conquista e o que ela representa. “O pedido era antigo e hoje estamos recebendo um instrumento valioso que leva a prestação do serviço ao cidadão com menos condições financeiras”, definiu.

Fonte: TJSP