Começou no dia 27 de junho o treinamento sobre o Processo Judicial Eletrônico (PJe) para juízes e assessores das Varas de Família do Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI). O preparo marca a expansão do sistema em uso no estado desde 28 de março. “Nossa ideia é que até dezembro 60% dos novos processos que dão entrada no Judiciário Estadual (1º e 2º grau) já sejam virtuais. Neste primeiro momento, vamos expandir para as Varas de Família e, posteriormente, para outras varas. A vara que julgará os crimes contra a ordem tributária, por exemplo, quando for criada, já deverá ter o PJe instalado”, afirmou o presidente do tribunal, desembargador Erivan Lopes.
O consultor jurídico da Corregedoria de Justiça do estado, Leandro Sampaio, que ministra o curso, ressaltou que, após as Varas de Família, serão realizados outros para servidores de secretarias. “Também vamos ter treinamentos externos, inclusive, para a Defensoria Pública, o Ministério Público e para os advogados que militam nas Varas de Família. A ideia é que muito em breve todos os atores do processo possam estar aptos a lidar com esta ferramenta”, disse.
Estiveram também na visita ao treinamento o corregedor-geral de Justiça, desembargador Ricardo Gentil Eulálio Dantas; o diretor da Ejud, desembargador Fernando Lopes e Silva Neto; o juiz coordenador do PJe, Júlio César Garcez; os juízes auxiliares da Presidência do tribunal Manoel Dourado e Antônio Lopes, e da Corregedoria, Melissa Pessoa; o secretário da STIC, Assis Campos; o diretor do Fórum Central de Teresina, juiz Carlos Hamilton; e demais técnicos da STIC.
Fonte: TJPI