Justiça nas escolas segue roteiro de visitas

Compartilhe

O projeto “Justiça nas Escolas”, do Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI) dá continuidade ao seu roteiro de visitas às escolas da rede pública de ensino no intuito de conscientizar os pais em relação ao registro e documentação de menores em idade escolar. No início do mês, responsáveis por alunos da escola “Raimundo Nonato de Santana”, na Vila Irmã Dulce (zona sul de Teresina) puderam conhecer as ações do programa “Ser Pai é Legal”, desenvolvido pela equipe de orientadores e especialistas que coordenam o “Justiça nas Escolas”.

Em parceria com a Prefeitura Municipal de Teresina, as unidades escolares da rede pública ajudam na sensibilização dos responsáveis para a importância, principalmente, dos registros de nascimento. Também com a ajuda das escolas, a equipe recebe , organiza e orienta aqueles que desejam por dia a documentação dos menores. Casos que envolvam reconhecimento de paternidade, mediante exames de DNA, são encaminhados à Justiça Itinerante.

“Não é somente pelo reconhecimento nas certidões. É preciso desenvolver a consciência para a importância de cada cidadão saber suas origens, suas raízes, ter seu patrimônio moral”, explica o juiz Paulo Roberto de Araújo Barros, titular da 6ª Vara de Família e Sucessões, coordenador do programa.

No segundo semestre de 2011, o programa “Justiça nas Escolas” realizou um mutirão, onde, em uma semana foram realizadas 492 audiências, regularizando a situação do registro civil de 224 crianças foi totalmente regularizada. Novo mutirão está marcado para acontecer em outubro.

Do TJPI