A Justiça Itinerante, projeto que conta com a participação do Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI), passou no mês passado pelo município de Curral Novo, há 458 km da capital Teresina. Durante a ação, foram realizados 835 atendimentos para a comunidade local.
Entre os serviços oferecidos, a população pôde realizar exames de DNA, dar início a ações judiciais de competência da Justiça Itinerante e participar de orientações jurídicas, procedimento administrativo do registro civil, segunda via de registro civil, inscrições para casamento comunitário, emissão de documentos e atendimento do Procon.
A superintendente da Justiça Itinerante, Vanessa Brandão, destaca que todos os atendimentos foram realizados obedecendo o distanciamento social e os demais protocolos de saúde preconizados desde o início da pandemia da Covid-19. “Mesmo em uma pandemia, conseguimos contar com um saldo de mais de 800 atendimentos no município e poder levar as ações da Justiça até aquela população, tornando os serviços mais acessíveis a todos.”
Para ter acesso aos serviços oferecidos pela Justiça Itinerante, é necessário que a pessoa interessada faça agendamento prévio de forma virtual na Defensoria Itinerante, pelos números (86) 994-434-354, (86) 994-957-298, (86) 3233-9805 ou (86) 994-047-746 ou pelo e-mail itinerante@defensoria.pi.def.br. O município de Curral Novo do Piauí foi o primeiro a ser beneficiado com ações de forma presencial no interior do estado.
Fonte: TJPI